Arquivo da categoria: Futebol

O Show do Futebol – 24/02/20

Se você está curtindo o Carnaval e esqueceu do mundo, o Esporte é Vida dá um jeito de te manter atualizado das principais competições do futebol neste período de Carnaval. Vamos lá.

Campeonato Carioca (final da Taça Guanabara)

Na final do primeiro turno, a tradicional Taça Guanabara, o Flamengo se mostrou mais uma vez em outro patamar, mesmo com time reserva (só com o Gabigol de titular), o Rubro negro venceu o Boavista por 2 a 1, de virada. A conquista veio de uma forma tranquila. O Boavista marcou primeiro com Jean, mas Diego e Gabigol, sempre ele, fizeram a festa dos rubro negros no Maracanã com a conquista do turno e a vaga na final do estadual.

Campeonato Gaúcho (final do Primeiro Turno)

Já no Rio Grande do Sul, a taça do turno ficou com o interiorano. Em Caxias do Sul, o Caxias derrotou o Grêmio por 1 a 0 e garantiu a Taça Ewaldo Poeta. O time da Capital jogou aquém do já apresentado na temporada e foi batido pela equipe grená da Serra Gaúcha. O gol do título foi marcado por Diogo Oliveira já na parte final da partida para a festa da torcida caxiense.

Campeonato Paulista (7ª Rodada)

No Paulistão, a rodada foi iniciada na quinta com a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Guarani. O Porco só não lidera o seu grupo pois o Santo André venceu mais uma, o mesmo placar da vitória palmeirense aconteceu sobre o Red Bull Bragantino. O São Paulo e, especialmente, Alexandre Pato espantaram a seca de gols ao golear o Oeste por 4 a 0, o atacante, que não marcava a 6 meses, foi as redes duas vezes e ajudou o tricolor a assumir a liderança de seu grupo. O Santos perdeu para o  Ituano por 2 a 0, mas lidera o seu grupo no estadual. E O Corinthians continua irregular na temporada, mais  uma derrota, desta vez, para o Água Santa por 2 a 1, de virada,  o Timão é o segundo em sua chave com 8 pontos, um a menos que o já citado Guarani.

Campeonato Paranaense (8ª rodada)

No Paraná, o Coritiba voltou a ponta da tabela com a vitória sobre o Cianorte por 2 a 0 e foi ajudado pelo empate do FC Cascavel em um gol com o Toledo. O Athlético jogou com o time principal e goleou o CR Cascavel por 5 a 1 e está em terceiro na cola dos líderes.

Campeonato Espanhol (25ª Rodada)

A briga entre os gigantes Real e Barcelona pela ponta da tabela continua emocionante e com tropeços inesperados. Desta vez, foi o Real Madri que tropeçou ao perder para o Levante por 1 a 0 e viu o Barça assumir a liderança com a goleada para o Eibar por 5 a 0, com 4 gols de Lionel Messi. Na próxima rodada tem Real e Barça na Capital Espanhola e mais uma vez a disputa direta pela liderança.

Campeonato Alemão (25ª rodada)

Na Alemanha, briga entre Bayern de Munique e RB Leipzig. Os bávaros não tiveram vida fácil frente ao Padeborn, mas conseguiram se manter na liderança com a vitória por 3 a 2. Já o Leipzig deu show ao golear o Schalke 04 fora de casa por 5 a 0 e vem em grande fase na temporada. O Borussia Dortmund segue na cola ao vencer o Werder Bremen por 2 a 0.

Campeonato Inglês (27ª Rodada)

O Livetpool continua imbatível e chegou a 26ª vitória no Inglês (26 vitórias em 27 jogos, um recorde), a 18ª seguida. Mas quase a sequencia fora quebrada diante de um valente West Ham, um 3 a 2 no sufoco colocou os Reds a quatro vitórias do título inglês que não vem a 30 anos. São 22 pontos de diferença para o Manchester City, que venceu o Leicester por 1 a 0. O Chelsea venceu o clássico e o confronto direto por vaga na Champions diante do Tottenham por 2 a 1 e abriu uma pequena vantagem. Quem  aproveitou o tropeço dos Spurs e embolou a briga foi o Manchester United que passou pelo Watford por 3 a 0 e chegou a 5ª posição. O Arsenal com grande atuação de Aubameyang venceu o Everton por 3 a 2 e vem se recuperando na competição.

Campeonato Italiano (25ª rodada)

No Calcio, partidas adiadas pelo Surto de Coronavirus no norte da Itália como a da Internazionale contra a Sampdoria. Mas a briga entre Juventus e Lazio pela liderança rolou normalmente. No jogo 1000 de Cristiano Ronaldo, o Gajo ajudou a Velha Senhora a vencer o Spal por 2 a 1 e seguir na liderança. Um ponto atrás está a Lazio que venceu o Genoa por 3 a 2.

O Show do Futebol – 20/02/2020

Copa Libertadores (Ida da terceira fase pré-grupos)

Bruno Henrique se machuca na ida da Recopa Sul-Americana no Equador

O Internacional foi a Colômbia enfrentar o Tolima, velho carrasco dos brasileiros. Como na fase anterior, o Colorado fez um jogo médio contra os colombianos e empatou sem gols, cozinhando a partida. Na volta, em Porto Alegre, o Inter precisa da vitória para chegar a fase de grupos e entrar no grupo do rival Grêmio.

Copa do Brasil (1ª e 2ª fases jogo único)

Pela Copa do Brasil, a Chapecoense estreou em Saquarema e venceu o Boavista por 2 a 0. Já pela segunda fase, o Botafogo precisou dos pênaltispara passar do Náutico, brilhando a estrela do goleiro Gatito Fernandez que pegou duas cobranças em Recife. Outro goleiro que brilhou foi Fernando Prass do Ceara, que foi importantíssimo para a classificação do Vovô diante do Oeste em Barueri após o empate em um gol.

Recopa Sul-Americana (Ida)

O Flamengo iniciou mais uma disputa de título em Quito, a disputa da Recopa Sul-Americana que reúneos Campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior. O adversário do rubro-negro foi o Independiente Del Valle que endureceu o jogo e arrancou um empate em dois gols. O jogo começou pegado e com chances dos dois times, mas foi o dono da casa que marcou primeiro com Murillo no primeiro tempo. O Fla chegou ao empate no inicio do segundo tempo com o artilheiro das decisões, Bruno Henrique, que machucou no lance. O seu substituto, Pedro, fez o gol da virada brasileira no meio da etapa, mas Bejarano, cobrando pênalti já no final da partida, empatou para os equatorianos. O jogo de volta acontece na próxima semana no Rio.

Liga dos Campeões da Europa (ida das oitavas-de-final)

O mata-mata da Liga dos Campeões começou com a primeira parte dos jogos de ida das oitavas de final. No duelo mais esperado desta semana, o Atlético de Madrid conseguiu parar o campeão mundial, ,Liverpool, coisa que raramente alguém conseguiu na atual temporada, ao vencer por 1 a 0. Foi um jogo atípico dos Reds, que não acertaram o gol uma vez sequer na capital espanhola. Na Alemanha, o Borussia Dortmund venceu o Paris Saint Germain por 2 a 1 e abriu boa vantagem no confronto. O PSG tinha a volta de Neymar, mas quem roubou a cena no Signal Iduna Park foi o norueguês sensação, Haaland do time alemão, o garoto que veio do Red Bull Salzburg, onde já tinha feito 8 gols na primeira fase, fez o dois gols da vitória auri-negra e se tornou o jogador mais jovem a marcar 10 gols na história da Liga dos Campeões com 19 anos. Mas os franceses, com o gol de Neymar, estão dentro do confronto para a volta na capital francesa.

Nesta quarta, a surpresa da fase inicial, a Atalanta-ITA, voltou a surpreender ao fazer uma  goleada por 4 a 1 no tradicional Valência em terras italianas, abrindo uma grande vantagem para a volta. E em Londres, o Tottenham continua com sua fase irregular e foi derrotado pelo Red Bull Leipzig da Alemanha por 1 a 0, o time alemão que briga pelo título alemão com o poderoso Bayern de Munique, foi melhor durante o jogo todo e mereceu a vitória. Mais jogos na outra semana completando a ida desta fase.

Copa Sul-Americana (volta da primeira fase)

O Fluminense deu adeus a competição internacional ao empatar sem gols no Chile com o Union La Calera. O time chileno passou devido ao gol marcado no Rio na primeira partida do confronto. O gol fora que o Vasco não tomou na ida foi determinantepara a classificação cruzmaltina na Bolívia, o time brasileiro fez um bom jogo, mas empatou em 0 a 0 diante do Oriente Petrolero. Atualização das 23h30: O Galo se junta ao Fluminense e caiu fora da Sul-Americana, muito prejudicado pelo jogo de ida, os brasileiros venceram o Union Santa Fé da Argentina por 2 a 0, porém, precisava de 3 a 0 e cai fora da competição internacional no Independência.

 Liga Europa (ida da segunda fase)

Os principais resultados desta quinta pela segunda competição europeia. O Manchester United empatou na Bélgica em um gol com o Brugge. O multicampeão Sevilla também empatou em um gol com o Cluj na Romênia. O Sporting conseguiu uma importante vitória em casa por 3 a 1 sobre o Istambul. O rival Benfica foi a Ucrânia e perdeu por 2 a 1 para o Shaktar. A Inter de Milão foi outra equipe que conseguiu uma importante vitória, 2 a 0 diante do Ludugorets da Bulgária. A Roma venceu por 1 a 0 o Gent da Bélgica em casa e saiu na frente. O mesmo placar da vitória do Arsenal diante do Olympiacos na Grécia. O Bayer Leverkusen fez confronto pesado com o Porto e venceu em casa por 2 a 1. Os jogos de volta acontecem na próxima semana.

Campeonato Mineiro (Jogo atrasado da segunda rodada)  – Atualização das 22h00

O Cruzeiro, enfim, cumpriu o jogo adiado de janeiro, foi a Tombos e perdeu para o Tombense por 2 a 0 e se consolidou fora do G-4 do Mineiro. Melhor para os interioranos que assumiram a ponta da tabela com 14 pontos e mais gols de saldo que o América, vice-líder.

O Show do futebol – 13/02/2020

Jogadores do Guarani-PAR comemoram gol em Itaquera que eliminou o Corinthians da Libertadores

Depois de um longo e tenebroso inverno (primavera e verão também), o Esporte é Vida volta a ativa neste meio de semana com uma nova coluna, chamada o Show do Futebol. Onde resumirei tudo que aconteceu nos meios e finais de semana do futebol brasileiro e internacional. Vamos começar..

Copa Libertadores (jogos de volta da  2ª fase pré-grupos)

O Internacional passou para a terceira fase, a última antes dos grupos, ao bater a Universidad do Chile em um Beira-Rio lotado. Mesmo tendo o controle do jogo em sua totalidade, os Colorados tiveram muita dificuldade para vencer a barreira chilena, precisando de dois jogadores vindos do banco para resjolverem o jogo, Boschilla e  Marcos Guilherme, um em cada tempo, entraram e garantiram a classificação brasileira com gols bonitos. O Inter pega o Tolima-COL na próxima fase da Libertta.

Tolima, que serve como gancho para falarmos do outro brasileiro quejogou pela competição, o Corinthians. O Timão, que em 2011 caiu na fase pré-grupos para os colombianos, voltou a cair antes dos grupos ao ser eliminado pelo Guarani-PAR, repetindo o ano de 2015 em que os paraguaios eliminaram os brasileiros na Arena Corinthians. Depois da derrota no Paraguai, os corintíanos ganharam por 2 a 1, porém, o gol de Fernandez foi decisivo para mais uma elijminação dolorosa em casa (o critério do gol fora que classificou os paraguaios para a próxima fase).

Copa do Brasil (1ª fase – jogo único)

Nesta primeira fase, as equipes que jogam fora tem a vantagem do empate e foi nesta condição que Vasco e Atlético-MG conseguiram avançar para a próxima fase. Os cariocas foram a Teresina e ficaram no empate em um gol com o Altos-PI. Já o Galo foi a Campina Grande e fez um péssimo jogo, mas conseguiu eliminar o Ca;mpinense-PB ao empatar sem gols. Já duas equipes de Série A deram adeus logo na primeira fase, Coritiba e Sport O Coxa perdeu penalti e o jogo do Manaus, vice-campeão da Série D em 2019. Com um bom público na Arena da Amazônia, o time emergente do Norte fez 1 a 0 e conseguiu uma classificação histórica. O Campeão da quarta divisão no ano passado, o Brusque-SC, foi o algoz do time pernambucano ao derrotá-lo no interior catarinense em jogo emocionante por 2 a 1. Outra equipe de Série A, o Ceará, venceu o Bragantino-PA no interior paraense por 2 a 1 e avançou de fase na Copa do Brasil. Atualização das 23h30;  O Cruzeiro, assim como o seu rival, Atlético, se valeu da vantagem do empate para seguir adiante, jogando para o gasto, a Raposa empatou em dois gols com o São Raimundo-RR em Boa Vista e segue adiante na Copa do Brasil.

Copa Sul-Americana (jogo de ida da 1ª fase)

O Goiás estreou na competição no Paraguai e ´perdeu para o Sol de América por 1 a 0, precisando reverter no jogo de volta daqui a duas semanas em Goiânia. Já o Bahia largou muito bem e obteve ótima vantagem diante do, tambéjm, paraguaio Nacional. O tricolor fez um excelente 3 a 0 em Salvador e joga com tranquilidade a partida de volta em Assunção. Atualização das 23h35; O Fortaleza fez sua estreia em competições internacionais na Argentina diante do tradicional Independiente. O Rei de Copas, algoz de muitos brasileiros em competições sul-americanas, ganhou por 1 a 0 e tem pequena vantagem para o jogo de volta na capital cearense

Campeonato Carioca (semifinal da Taça Guanabara)

Mais um clássico Fla-Flu no Maracanã e foi um jogo emocionante que valeu vaga a final da Taça Guanabara.. A vantagem do empate era do Flu, mas o Fla começou o jogo arrasador ao abrir 3 a 0, gols de Bruno Henrique, Gabriel e Filipe Luis. Depois, o tricolor reagiu e quase empatou o jogo, fez dois gols com Luccas Claro e Evanílson, e chegou a empatar com Fernando Pacheco, mas o VAR anulou o gol e o Flamengo chegou a final do 1º turno do Carioca.

O dia da libertação alvinegra

Rever levanta a Taça db Libertadores

O dia 24 de julho de 2013 foi um dia para todo torcedor atleticano jamais se esquecer. Há exatos cinco anos, o Galo, enfim, conquistou a Libertadores da América. Foi uma noite mágica no Gigante da Pampulha, diante do Olímpia do Paraguai, tri-campeão da América, mas como tudo que envolve o time alvinegro, a conquista veio com muito sofrimento.

O time atleticano começou a competição voando com vitórias avassaladoras e um futebol que encantara o Brasil. O treinador Cuca montou o esquema “Galo-Doido” tendo como base a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, a velocidade do garoto Bernard e o faro de gols de Jô. A melhor campanha na fase de grupos colocou o Galo como favorito e trouxe um trunfo, decidir todos os mata-mata no Estádio Independência, usando a torcida que transformara o Horto num caldeirão quase que imbatível.

Depois de uma oitavas de final tranquila quando bateu o São Paulo nos dois jogos, veio o primeiro drama na campanha. Nas quartas, quase que tudo veio abaixo quando o juiz marcou pênalti para o Tijuana do México aos 45 do segundo tempo, se o time convertesse, o alvinegro viraria chacota com mais uma eliminação. Porém, o goleiro Victor defendeu a cobrança de Riascos com o pé direito e salvou o Galo, se transformando em Santo.

Com o pé de São Victor, o Atlético chegou a semifinal contra o Newell’s Old Boys da Argentina. Na ida, em Rosário, derrota por 2 a 0 e a mística do Horto apareceu com certo drama e uma dose de malícia no jogo da volta. O placar foi devolvido graças ao gol de Guilherme em jogo que foi marcado por um estranho apagão no Estádio Independência. Se foi proposital ou não nunca saberemos, a realidade que a decisão viria nos pênaltis, mais uma vez. Coube a Victor defender o pênalti de Maxi Rodriguez, estrela argentina, para colocar o Galo em uma final pela primeira vez na Liberta. A esta altura, os gritos de “Eu Acredito” da torcida atleticana já eram famosos e viraram um talismã.

O mesmo roteiro da semifinal foi visto na final contra o tradicional Olimpia do Paraguai. Na ida, em Assunção, derrota por 2 a 0 com o segundo gol marcado aos 49 do segundo tempo. Só que a volta, por regulamento da Conmebol, aconteceria no Mineirão, muitos ficaram em dúvida se o Galo conseguiria impor o mesmo caldeirão do Horto na Pampulha. E chegamos a esta data, 24 de julho de 2013.

Mineirão com mais de 56 mil pessoas, mais uma vez, acreditando numa virada do Galo. Precisando de, no mínimo, dois gols, o time brasileiro foi para cima dos paraguaios, mas os gols que levaram o jogo a prorrogação só vieram no segundo tempo com Jô e Leonardo Silva. No tempo extra, um lance inesquecível para todos os torcedores, o atacante Ferreyra chegou a driblar o arqueiro alvinegro, mas na hora do chute, escorregou bisonhamente e deu a certeza que o título ficaria em BH. Veio mais uma disputa de pênaltis e quando a bola bateu  na trave de Victor após a cobrança de pênalti de Aranda, a América se tornava alvinegra pela primeira vez, explosão, emoção, loucura, enfim, todos os sentimentos reunidos no título.

Foi uma noite inesquecível para todos os atleticanos, era o primeiro título importante depois de 42 anos, foi a libertação do Atlético, de Cuca, ambos taxados como azarados. Foi a consagração de R10 com a camisa alvinegra. Foi a lamentação dos secadores, como eu, que torciam contra, por motivos óbvios. Enfim, depois deste dia, o Atlético nunca mais foi o mesmo não é torcedor atleticano?

Azuis bicampeões mundiais

Lloris levanta a taça do mundo em Moscou…

O Mundo tem um novo bicampeão da Copa do Mundo. O Mundial de 2018 na Rússia teve um grande final em que coroou os franceses como campeões mundiais diante de uma Croácia que lutou muito, mas foi sucumbida pela eficiência francesa. A França venceu por 4 a 2 num Luzhniki absolutamente fantástico e chegou ao seu segundo título mundial.

Se as últimas três decisões de Copa do Mundo são lembradas pela forte marcação, gols milagrosos e decisão nos detalhes, o jogo no Luzhniki foi o oposto. Em campo, dois times que não tiveram medo de atacar e propor jogo. França e Croácia entregaram ao público o melhor do que ofereceram nos seis jogos anteriores.

Quem esperava um time croata cansado depois de três prorrogações contra Dinamarca, Rússia e Inglaterra, surpreendeu-se com o domínio no início. Nos primeiros 20 minutos, o time croata teve 60% da posse de bola, mas não conseguiu incomodar Lloris. Já os franceses, no primeiro chute ao gol do jogo, abriram o placar. Griezmann sofreu falta de Brozovic. Ele mesmo cobrou para o meio da área e Mandzukic, herói da classificação croata, cabeceou para trás, marcando o primeiro gol contra da história das decisões da Copa: 1 a 0 e festa francesa em Moscou

Os croatas não desistiram. Aos 28, um golaço, o zagueiro Vida ajeitou para Perisic, que ajeitou e bateu forte de esquerda para empatar a partida: 1 a 1 e esperança croata na virada. Mas logo, a França retomou o controle do jogo

Com dois gols em meia hora – e com direito ao primeiro gol contra das decisões –, a partida já caminhava para ser histórica. Aos 33, outro lance marcante. Depois de escanteio, a defesa croata tocou com a mão na bola. O argentino Néstor Pitana pediu o auxílio do VAR e, em seguida, marcou o primeiro pênalti com auxílio de tecnologia das finais de Copa. Griezmann cobrou com segurança e marcou seu quarto gol no Mundial: 2 a 1 e festa azul em Paris.

Com três gols no primeiro tempo, a decisão deste domingo já tinha a maior quantidade de gols desde 1990, empatada com a decisão de 1998, e mais gols no tempo normal que as três últimas finais.

O segundo tempo começou sem alterações, mas a França voltou melhor. Aos 10, Kanté, um dos melhores jogadores desta Copa, foi trocado por Nzonzi, já que recebeu amarelo no primeiro tempo.

Em seguida, a França passou a mandar no jogo e o título foi consolidado com mais dois gols. Aos 14, Griezmann ajeitou para Pogba, que acertou um lindo chute da entrada da área sem chances para Subasic, 3 a 1 Bleus Aos 20min, contra uma Croácia entregue, Mbappé recebeu da entrada da área e acertou o canto para marcar o quarto gol. O jogado do Paris Saint Germain se tornou o segundo jogador mais jovem da história a marcar em finais de Copa, só atrás de Pelé em 1958.

A Croácia teve um último respiro. Aos 24min, Lloris vacilou em frente ao atacante Mandzukic, que tocou na bola com a ponta da chuteira para diminuir, 4 a 2. Nos últimos minutos, a Croácia tentou batalhar, mas Deschamps fechou a frente do gol e os franceses seguraram o placar.

Ao apito final do árbitro Néstor Pitana, os franceses correram para o abraço. A torcida croata reconheceu o esforço de seus jogadores, que levaram o país à primeira decisão da história.

O jogo foi um retrato da campanha francesa na Copa, onde a equipe foi eficiente ao máximo, não apresentou um futebol vistoso, mas foi competitiva. E mais detalhes da Copa terão um texto especial amanhã no Esporte é Vida.

Chegou o grande dia

Duelo final entre França x Croácia

O Mundial de futebol chega ao seu último dia. Depois de 31 dias e 63 jogos, a Copa chega ao seu final com uma final inesperada, França e Croácia disputam o título no Estádio Luzhniki ao meio-dia deste domingo e veremos quem vai ser o dono do mundo neste ano em gramados russos.

O favoritismo é francês que busca o segundo título neste domingo, o primeiro foi a 20 anos quando sediaram a competição e ganharam do Brasil com show do então camisa 10, Zinedine Zidane. O time de hoje também espera-se muito do seu camisa 10, Kylian Mbappé, que vem comandando as atuações dos Bleus, isto com apenas 19 anos e ´podendo ser o melhor da Copa e do Mundo com esta idade. Apesar de lima atuação mais pragmática, a França teve atuações regulares e não teve grandes sustos na Copa.

Já do outro lado está a queridinha do Mundo, a Croácia, que busca o título inédito em Moscou. Os croatas nunca disputaram a final, mas chegam com um time que virou a surpresa desta Copa. Cansaço parece não ser problema, pois o time xadrez disputou três prorrogações nesta Copa do Mundo, fato inédito, mostrando um poder de superação jamais visto na história. Se a França tem Mbappé, a Croácia também tem seu candidato a melhor da Copa, o seu camisa 10, Luka Modric, craque do Real Madrid e capitão croata.

Com estas credenciais, espera-se um jogo digno de final da Copa do Mundo e que vença o melhor no Luzhniki. O jogo vai parar o planeta e terá um texto especial do Esporte é Vida, aguarde.

Ficha do jogo

França

Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Hernández; Pogba, Kanté, Mbappé, Griezmann, Matuidi; Giroud. Treinador: Didier Deschamps.

Croácia

Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida, Strinic; Rakitic, Brozovic; Rebic, Modric, Perisic; Mandzukic. Treinador: Zlatko Dalic.

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou

Hora/data: 12h (de Brasília), de domingo (15/07)

TV: Globo, Fox Sports, Sportv

Bélgica chega ao terceiro lugar

Na decisão do terceiro lugar, em São Petersburgo, a Bélgica ficou com o terceiro lugar da Copa ao vencer a Inglaterra por 2 a 0 em jogo morno. Os gols belgas aconteceram um em cada tempo, Meunier, no inicio de jogo, abriu o placar, e Hazard, um dos melhores da Copa, no segundo tempo, fez o segundo. Com a vitória, a Bélgica chega a sua melhor colocação em Copas, superando o 4º lugar na Copa de 1986.

Croácia vai a final inédita

Mandzukic, herói da vitória croata.

Os croatas estão se superando nesta Copa, depois de duas disputas de pênalti, a equipe dos Balcãs precisou, mais uma vez, da prorrogação, para eliminar a Inglaterra e chegar a sua primeira final de Copa. Foi um jogo emocionante em que a Croácia virou para cima dos ingleses com uma vitória de 2 a 1 vinda na prorrogação.

As duas equipes tiveram as formações que tem jogado a Copa. Destaques para Kane, artilheiro da Copa, do lado inglês e Modric, do lado croata. E o jogo começou logo com um gol da Inglaterra. Aos 6, Trippier cobrou falta no ângulo de Subasic e fez um golaço, explodindo a torcida inglesa no Luzhniki.

O gol fez o time croata se desestabilizar e o English Team dominou o primeiro tempo, mas foi incompetente ao desperdiçar boas chances de ampliar o marcador. Maguire e Lingard desperdiçaram as chances que fizeram falta no fim do jogo. A equipe xadrez fez pouco no primeiro tempo e só chegou com Rebic que exigiu boa interferência de Pickford.

O time inglês continuou em cima do adversário e quase fez com Kane que exigiu grande defesa de Subasic. Estas chances fizeram falta no segundo tempo, pois o time croata voltou outro do intervalo.

Aí entra mais uma vez, a maldição de Mick Jagger. O vocalista dos Rolling Stones, conhecido mundialmente por ser pé-frio, estava no estádio torcendo por seus conterrâneos. Coincidentemente, a Inglaterra voltou para o segundo tempo levando pressão da Croácia.

Num primeiro momento, a defesa inglesa estava tirando as bolas sem problemas, mas depois que Rakitic chutou e Walker salvou com as partes baixas, o gol de empate foi amadurecendo. E ele veio aos 22, quando Perisic deu uma voadora na bola ao aproveitar cruzamento da direita e fez a festa xadrez no Estádio.

|Nos últimos minutos do tempo normal, Perisic aproveitou falha de Pickford e quase fez o gol da vitória. Assim como Harry Kane que cabeceou de maneira terrível e o jogo foi para o tempo extra, a terceira prorrogação croata na Copa.

No tempo extra, os inventores do futebol quase fizeram com Stones, mas Vrsaljko salvou em cima da linha. Mas, também, quase tomaram quando Mandzukic exigiu um milagre de Pickford em um belo chute de primeira.

No segundo tempo, o atacante da Juventus foi o herói da vitória croata. Aos 3 minutos, Perisic brigou de cabça e alçou na área, a bola ficou na área e Mandzukic apareceu de surpresa para fazer o gol da virada croata. Êxtase da torcida croata atrás do gol de Pickford.

Nos últimos minutos, a Inglaterra esboçou uma pressão, mas não atrapalhou a equipe xadrez de fazer história ao chegar a sua primeira final de Copa com todo o merecimento. Já a Inglaterra, busca o terceiro lugar no sábado contra a Bélgica em São Petersburgo.

A Croácia volta ao Estádio Luzhniki no domingo para buscar seu primeiro título do Mundial ao enfrentar a favorita França na grande final da Copa do Mundo. Um grande jogo que vai parar o planeta.

França passa a final

Umtiti heroi da França na semifinal…

A França é a única equipe a confirmar o favoritismo carregado desde o inicio da Copa e chega a mais uma final. Na semifinal, em São Petersburgo, os Bleus acabaram com o sonho de título inédito da Bélgica ao vence-los por 1 a 0. Os franceses vão a terceira final de Copa e buscam seu segundo título.

Roberto Martinez, técnico belga, tentou surpreender ao mudar o esquema, assim como fez contra o Brasil. Como Meunier estava suspenso, Dembele entrou em seu lugar, mas no meio, Chadli que estava na esquerda, foi para a direita e Fellaini fez o papel de ala esquerdo, para tentar parar a velocidade de Mbappe.

Num primeiro momento, até deu certo, porém, do outro lado, estava um time bom e que conseguiu segurar a pressão belga. E, também, não teve a mesma sorte de fazer o gol, assim como fez com o Brasil.

Os belgas pressionaram, mas de chances só tiveram duas. Uma que Umtiti salvou antes de a bola chegar em Lukaku e outra que Lloris fez grande defesa no chute de Alderweield. Passado este momento de surpresa, a França tomou pra si o domínio do jogo e Mbappe começou a ser o cara do jogo ao distribuir bolas, mostrando que não é só corredor. Foram duas jogadas no primeiro tempo.

Na primeira, Giroud errou, e na segunda, ótima metida de bola para Pavard que só não fez o gol porque Courtois salvou com a ponta do pé. E o primeiro tempo terminou até tranquilo com poucas faltas.

O domínio francês continuou na segunda etapa e o gol da França foi resultado deste domínio. Aos 5, Griezmann cobrou escanteio e Umtiti, 13 centímetros mais baixo que Fellaini, seu marcador, ganhou de cabeça e fez a torcida francesa explodir na Arena Zenit. 1 a 0 e a vaga indo para o lado francês.

Depois do gol, o time vermelho começou a sair, porém, quase teve perto de levar o segundo gol. Se a Bélgica teve sorte contra o Brasil, ontem ela passou longe. Pois, pouco produziram no jogo, muito graças a defesa competente da França, que neutralizou o jogo aéreo dos Diables Rouges (diabos vermelhos em francês) muito fortes nesta Copa.

Do outro lado, Mbappe continuava mostrando porque pode ser o novo melhor do mundo. Em um passe absurdo de calcanhar, o camisa 10 da França deixou Giroud na cara, porém, Kompany travou o atacante.

A Bélgica tentou seu jogo aéreo, mas o máximo que conseguiu foi uma cabeçada de Lukaku que passou perto do gol e um chute furado de De Bruyne. Nem as alterações e as entradas de antigos titulares, Carrasco e Mertens, conseguiram fazer com que o bloqueio azul fosse quebrado.

Courtois ainda evitou mais gols da França em velozes contra-ataques finalizados por Mbappe e Griezmann. Mas nada que atrapalhasse a vitória magra da França e a vaga a grande final da Copa em Moscou. Os franceses chegam a final com o favoritismo para chegar ao seu segundo título em sua terceira final de Copa. Já os Belgas, ficam a frustração de ter morrido na praia por mais uma vez.

Aos brasileiros, eliminados na fase anterior pela Bélgica, fica um sentimento que dava para ter ganho dos belgas e feito a semifinal ontem contra os franceses. Mas coisas do futebol.

O adversário francês na final de domingo sai nesta quarta quando se enfrentam Croácia x Inglaterra no Estádio Luzhniki, o palco da final de domingo, em Moscou, pela outra semifinal. O perdedor de hoje faz a decisão do terceiro lugar, sábado, em São Petersburgo, contra os Belgas.

O Sábado na Copa

O Sábado foi dia de definir os outros dois semifinalistas da Copa do Mundo. As vitórias de Croácia e Inglaterra comprovam que tradição não ganha jogo por si só mais no mundo do futebol. Resumo destes jogos.

Jovem geração inglesa comemora vaga as semifinais

Suécia 0x2 Inglaterra

Em Samara, o English Team conseguiu a vaga de forma tranquila ao bater os suecos por 2 a 0. Os inventores deste esporte voltam a semifinal depois de 28 anos de ausência com um bom time.

Os ingleses foram dominadores do jogo desde o inicio e fizeram um gol em cada tempo. No primeiro, Maguire completou de cabeça, escanteio de Young. No segundo, Dele Ali, também de cabeça, fez o segundo. A Suécia ainda tentou algo, mas parou nas excelentes defesas de Pickford. A Inglaterra volta a semifinal depois de 28 anos quando em 1990 foi eliminada pela Alemanha na Copa da Itália.

Rakitic bate o último pênalti e garante a vaga croiata

Rússia 2(3)x(4)2 Croácia

O adversário inglês na semifinal foi definido em um duelo emocionante em Sochi entre Rússia e Croácia. Assim como na fase anterior, as duas seleções definiram a vida nos pênaltis após um empate em um gol nos 90 minutos e mais um a um na prorrogação. Assim como na partida contra a Dinamarca, os croatas foram melhores nas cobranças e conseguiram a vaga, voltando as semifinais após 20 anos.

No tempo normal, muito equilíbrio e os gols saíram no primeiro tempo. Cheryshev, em outro golaço nesta Copa, abriu o placar para os donos da casa e fez a loucura da torcida no Olímpico de Sochi. Mas logo em seguida, Kramaric empatou para a equipe xadrez. E o panorama seguiu o mesmo até a prorrogação.

No tempo extra, os croatas chegaram a virada no marcador geral do jogo com Vida, de cabeça. Porém, Mário Fernandes, lateral brasileiro naturalizado russo, fez, também de cabeça, o gol de empate. O próprio Mário Fernandes foi protagonista nas cobranças de pênaltis ao desperdiçar a sua cobrança, já que cada goleiro fez uma defesa. Coube a Rakitic, do Barcelona, fazer a última cobrança e colocar a Croácia na Semifinal da Copa. A equipe da camisa xadrez iguala a sua melhor campanha, na Copa da França em 1998, quando alcançou as semifinais, porém, foi eliminada pela França.

Semifinais da Copa

10/07 (Terça-feira) –15h – França x Bélgica – São Petersburgo

11/07 (quarta-feira) – 15h – Croácia x Inglaterra – Moscou (Luzhniki)

O sonho do hexa para na Bélgica

Fernandinho marcou gol contrra na Eliminação Brasileira

Kazan se tornou o cemitério de campeões mundiais na Rússia. A cidade viu a Alemanha, a Argentina cair nos últimos dias na Arena Kazan. E no último jogo na cidade, o Brasil deu adeus ao sexto título mundial ao perder para a Bélgica por 2 a 1 em um grande jogo. Os belgas voltam a semifinal após 32 anos de ausência.

Os brasileiros sentiram falta do volante Casemiro, suspenso, pois o seu substituto, Fernandinho, ficou aquém do nível, mas isso não foi o determinante para o triunfo belga. O determinante para a derrota brasileira, no primeiro momento, foram as alterações do técnico Roberto Martinez, que adiantou De Bruyne para o lugar de Mertens e colocou o gigante Fellaini para melhorar a marcação.

E funcionou muito bem, pois o time belga impôs uma dificuldade extrema aos brasileiros jogarem. Outr

o fator que foi determinante para a derrota foi a tremenda falta de sorte do time brasileiro, como no inicio de jogo em que Neymar cobrou escanteio e Thiago Silva foi de encontro a bola, mas a bola bateu mansamente na trave de Courtois.

Se faltava sorte de um lado, sobrava de outro e foi assim que nasceu o gol de abertura do placar. Escanteio cobrado por Hazard e Kompany desviou de leve, a bola bateu no braço de Fernandinho e entrou, 1 a 0 aos 11 minutos.

O Brasil não sentiu o gol sofrido e continuou tendo a maior posse de bola, até criando algumas chances, mas parando em Courtois, que estava em uma noite iluminada. Quem estava ao contrário era Phillippe Coutinho, que era engolido por Vitse

 

Mesmo com a derrota, ponto positivo para Miranda, o zagueiro da Inter de Milão anulou Lukaku, que fez pouco no jogo. Porém, no único lance decisivo do camisa 9 nasceu o segundo gol. Em rápido contra-ataque, o centroavante belga achou De Bruyne que entrou na área e fuzilou Alisson. 2 a 0 Bélgica e era a primeira vez que na Era Tite a seleção sofria dois gols no mesmo jogo.

Restava a Seleção tentar virar o jogo, como a própria Bé

lgica fez na fase anterior diante do Japão. As chances continuavam surgindo, mas do outro lado estava Courtois, o goleiro belga continuava pegando tudo. E assim terminou o primeiro tempo.

 

No intervalo, Tite mudou colocando Firmino no lugar de Willian, logo depois trocou de novo tirando Gabriel Jesus e colocando Douglas Costa. As alterações colocaram fogo no jogo, mas quando não era Courtois, era a má pontaria do time brasileiro que atrapalhava. Paulinho que o diga, errou duas chances claras de diminuir o prejuízo.

O jogador do Barcelona deu lugar em seguida a Renato Augusto, este colocou as esperanças de virada no jogo. Aos 27, Phillipe Coutinho, em uma das poucas jogadas que ele criou, colocou bola na cabeça de Renato Augusto enfim vencer a muralha belga e diminuir o marcador.

A Bélgica não se assustou e começou a cozinhar o jogo, só criou uma chance no segundo tempo com Hazard, mas ele errou o chute. De resto, era pressão brasileira em busca do empate e os brasileiros tiveram chances para empatar.

Renato Augusto teve a melhor chance ao aparecer livre na área e perder o gol. Roberto Firmino chegou um segundo atrasado no cruzamento de Marcelo e perdeu outro gol. Não era dia dos brasileiros  o fato foi comprovado nos acréscimos quando Neymar chutou no ângulo e Courtois decretou o fim do sonho do hexa ao fazer uma linda defesa.

A famosa geração belga, enfim, transpôs a barreira que era de ganhar de uma seleção de nível e mereceu a classificação a semifinal. Já o Brasil, adia por mais 4 anos o sonho da sexta conquista, mas tem tudo para colher bons fruts plantados pelo trabalho de Tite, que deve ser continuado até a Copa no Catar em 2022.

Os Belgas chegam credenciados e prometem fazer um grande confronto na semifinal da Copa, terça-feira, em São Petersburgo contra a França. A Seleção Belga volta a uma semifinal após 32 anos depois da única ida a esta fase do mundial no México em 1986, quando perderam para a Argentina de Maradona.

A Copa continua com a definição da outra semifinal. Neste sábado, 11h, em Samara, duelam Inglaterra e Suécia. Já a Rússia, grande surpresa do mundial, enfrenta a Croácia em Sochi, as 15n. Estes jogoso terão cobertura do Esporte é Vida.