
Em 7 de dezembro de 1966, o Cruzeiro ganhou o primeiro de seus quatro títulos brasileiros e iniciou uma trajetória de títulos e reconhecimento nacional. A Taça Brasil de 66 foi uma história épica da equipe celeste, principalmente, a final diante do Santos de Pelé, que vinha de 5 títulos da Competição.
No primeiro jogo, no Mineirão, em 1º de dezembro, a torcida azul entupiu o Gigante da Pampulha e o fato inflamou o time celeste, assustando a equipe de Pelé. Quando a bola rolou, os azuis foram avassaladores e fizeram um surpreendente 5 a 0 no primeiro tempo. O jovem time assustou o Peixe que estava acostumado a outra equipe respeitando toda a pompa, mas neste jogo, Natal, Tostão e Dirceu Lopes, arrasaram e o placar final foi uma goleada por 6 a 2.
Como o regulamento era diferente dos dias de hoje, se houvesse empate ou o santos ganhasse o segundo jogo, em terras paulistas, teríamos um terceiro jogo para decidir o campeão, independente do saldo.
O segundo jogo foi marcado para o Pacaembu, há exatos 54 anos. Naquela noite, chovia muito na Capital Paulista e o Peixe estava disposto a se vingar da goleada sofrida nas terras mineiras e começou o jogo com muita vontade. Pelé e Toninho fizeram 2 gols no primeiro tempo e fizeram a torcida e o time acreditarem que teria o terceiro e decisivo jogo.
Mas do outro lado estava um time aguerrido e que não desistiu. O Cruzeiro voltou outro na etapa final, no inicio, pênalti perdido por Tostão, mas logo, o príncipe de Minas se redimiu em um golaço de falta. Dirceu Lopes e Natal, outro dois craques da equipe, fizeram uma virada sensacional e o título estava sacramentado para a surpresa do Brasil, Depois de 5 anos, o Brasil tinha outro Campeão Nacional, o primeiro de Minas Gerais no cenário nacional,
Este título ajudou a projetar o futebol mineiro no cenário nacional, antes restrito a Rio e São Paulo. E O Rei foi destronado por um time da sua terra neste dia, Pelé é Mineiro de Três Corações.
Leo cada dia nos emocionando. com suad recordacoes ,que tanto nos faz bem.
Adoreiiii!!!
Bjs