Arquivo mensais:fevereiro 2020

O Show do futebol – 27/02/20

Gabigol comemora mais um título no Flamengo

Recopa Sul-Americana (Volta)

Mais um título para o Flamengo. O Rubro-Negro fez o que se esperava e ganhou a Recopa Sul-Americana com certa tranquilidade. A torcida lotou, mais uma vez, o Maracanã e foi recompensada com mais um show do time de Jorge Jesus, um 3 a 0 sobre o Independiente Del Valle que só mostra o quanto o time brasileiro é dominante no cenário sul-americano. No primeiro tempo, Gabigol, sempre ele, fez o primeiro, mas logo em seguida, Wiliian Arão foi expulso. Dificuldade para o Flamengo? Não, mesmo com um a menos, o time controlou o jogo e contou com a genialidade de Gerson para completar o marcador.  O Coringa fez os outros dois gols do Fla no segundo tempo e coroou mais um título para o Flamengo nesta temporada. Aonde pode chegar este Flamengo? É a dúvida que fica.

Copa Libertadores (volta da terceira fase pré-grupos)

E o Internacional conseguiu passar pela Pré-Libertadores e chegou a fase de grupos. O Colorado fez o que precisava para eliminar o Tolima ao ganhar por 1 a 0 em casa. Novamente, o jogo foi aquém do que o Inter pode mostrar, mas o gol de Guerrero no fim da primeira etapa foi o suficiente para garantirmos o Inter no grupo E, o mesmo do Grêmio. Ou seja, teremos os dois primeiros clássicos Grenais numa Libertadores, o Brasil vai parar nestes dias para acompanhar estes jogos de uma rivalidade que divide o Rio Grande do Sul.

Copa do Brasil (1ª e 2ª fase – jogo único)

A Zebra apareceu na Copa do Brasil, mais precisamente no Sertão de Pernambuco. O pequeno Afogados tirou o Atlético-MG da competição nacional ao derrota-lo nos pênaltis por 7 a 6 após o empate em 2 a 2 no tempo normal e com um jogador expulso em boa parte do segundo tempo. O feito do time de Pernambuco causou um tsunami no Galo onde todo o departamento de futebol fora mandado embora, inclusive o técnico Dudamel. Outro jogo incrível da Copa do Brasil foi a virada do Paraná sobre o Bahia de Feira no sul. O time nordestino fez 2 a 0 e quase tirou o favorito, mas o Paranito conseguiu marcar 3 gols nos acréscimos e passou de fase para a festa da torcida.

Finalizando a primeira fase, a zebra começou a dar o ar da graça em São Luis, onde o Moto Club fez 2 a 0 no Fluminense, mas o tricolor, comandado por Nenê, marcou 4 gols e mandou a zebra para o espaço, conseguindo passar para a próxima fase do mata-mata nacional.

Copa Sul-Americana (Volta da primeira fase)

Nos confrontos Brasil x Paraguai, o vencedor do primeiro jogo repetiu a vitória no segundo e conseguiu a vaga. O Sol de América foi a Goiânia e venceu o Goiás pelo mesmo placar da ida, 1 a 0. O Bahia estreou em terras paraguaias e conseguiu a vaga ao derrotar, novamente, o Nacional por 3 a 1. Por fim, o Fortaleza quase reverteu a vantagem do Independiente, mas no fim, o Rei de Copas segue a diante na sul-americana. O Leão fez um belo jogo em casa, chegou a fazer 2 a 0, porém, nos acréscimos, tomou o gol que o eliminou da competição, 2 a 1 e tristeza da torcida que lotou o Castelão.

Champions League (ida das oitavas de final)

Nesta semana foram completadas as partidas de ida das oitavas de final. O Bayern, praticamente, matou o confronto ao vencer o Chelsea na Inglaterra por 3 a 0 com um grande jogo da dupla Gnabry e Lewandowski. O Barcelona foi a Itália e conseguiu um empate em um gol com o Napoli, mas não jogou bem. Pior fez seu rival, Real Madrid, que foi dominado em casa pelo Manchester City, que conseguiu a vitória por 2 a 1 de virada. E o Lyon derrotou a Juventus por 1 a 0 na França e joga pelo empate na partida de volta em terras italianas.

O Show do Futebol – 24/02/20

Se você está curtindo o Carnaval e esqueceu do mundo, o Esporte é Vida dá um jeito de te manter atualizado das principais competições do futebol neste período de Carnaval. Vamos lá.

Campeonato Carioca (final da Taça Guanabara)

Na final do primeiro turno, a tradicional Taça Guanabara, o Flamengo se mostrou mais uma vez em outro patamar, mesmo com time reserva (só com o Gabigol de titular), o Rubro negro venceu o Boavista por 2 a 1, de virada. A conquista veio de uma forma tranquila. O Boavista marcou primeiro com Jean, mas Diego e Gabigol, sempre ele, fizeram a festa dos rubro negros no Maracanã com a conquista do turno e a vaga na final do estadual.

Campeonato Gaúcho (final do Primeiro Turno)

Já no Rio Grande do Sul, a taça do turno ficou com o interiorano. Em Caxias do Sul, o Caxias derrotou o Grêmio por 1 a 0 e garantiu a Taça Ewaldo Poeta. O time da Capital jogou aquém do já apresentado na temporada e foi batido pela equipe grená da Serra Gaúcha. O gol do título foi marcado por Diogo Oliveira já na parte final da partida para a festa da torcida caxiense.

Campeonato Paulista (7ª Rodada)

No Paulistão, a rodada foi iniciada na quinta com a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Guarani. O Porco só não lidera o seu grupo pois o Santo André venceu mais uma, o mesmo placar da vitória palmeirense aconteceu sobre o Red Bull Bragantino. O São Paulo e, especialmente, Alexandre Pato espantaram a seca de gols ao golear o Oeste por 4 a 0, o atacante, que não marcava a 6 meses, foi as redes duas vezes e ajudou o tricolor a assumir a liderança de seu grupo. O Santos perdeu para o  Ituano por 2 a 0, mas lidera o seu grupo no estadual. E O Corinthians continua irregular na temporada, mais  uma derrota, desta vez, para o Água Santa por 2 a 1, de virada,  o Timão é o segundo em sua chave com 8 pontos, um a menos que o já citado Guarani.

Campeonato Paranaense (8ª rodada)

No Paraná, o Coritiba voltou a ponta da tabela com a vitória sobre o Cianorte por 2 a 0 e foi ajudado pelo empate do FC Cascavel em um gol com o Toledo. O Athlético jogou com o time principal e goleou o CR Cascavel por 5 a 1 e está em terceiro na cola dos líderes.

Campeonato Espanhol (25ª Rodada)

A briga entre os gigantes Real e Barcelona pela ponta da tabela continua emocionante e com tropeços inesperados. Desta vez, foi o Real Madri que tropeçou ao perder para o Levante por 1 a 0 e viu o Barça assumir a liderança com a goleada para o Eibar por 5 a 0, com 4 gols de Lionel Messi. Na próxima rodada tem Real e Barça na Capital Espanhola e mais uma vez a disputa direta pela liderança.

Campeonato Alemão (25ª rodada)

Na Alemanha, briga entre Bayern de Munique e RB Leipzig. Os bávaros não tiveram vida fácil frente ao Padeborn, mas conseguiram se manter na liderança com a vitória por 3 a 2. Já o Leipzig deu show ao golear o Schalke 04 fora de casa por 5 a 0 e vem em grande fase na temporada. O Borussia Dortmund segue na cola ao vencer o Werder Bremen por 2 a 0.

Campeonato Inglês (27ª Rodada)

O Livetpool continua imbatível e chegou a 26ª vitória no Inglês (26 vitórias em 27 jogos, um recorde), a 18ª seguida. Mas quase a sequencia fora quebrada diante de um valente West Ham, um 3 a 2 no sufoco colocou os Reds a quatro vitórias do título inglês que não vem a 30 anos. São 22 pontos de diferença para o Manchester City, que venceu o Leicester por 1 a 0. O Chelsea venceu o clássico e o confronto direto por vaga na Champions diante do Tottenham por 2 a 1 e abriu uma pequena vantagem. Quem  aproveitou o tropeço dos Spurs e embolou a briga foi o Manchester United que passou pelo Watford por 3 a 0 e chegou a 5ª posição. O Arsenal com grande atuação de Aubameyang venceu o Everton por 3 a 2 e vem se recuperando na competição.

Campeonato Italiano (25ª rodada)

No Calcio, partidas adiadas pelo Surto de Coronavirus no norte da Itália como a da Internazionale contra a Sampdoria. Mas a briga entre Juventus e Lazio pela liderança rolou normalmente. No jogo 1000 de Cristiano Ronaldo, o Gajo ajudou a Velha Senhora a vencer o Spal por 2 a 1 e seguir na liderança. Um ponto atrás está a Lazio que venceu o Genoa por 3 a 2.

O Show do Futebol – 20/02/2020

Copa Libertadores (Ida da terceira fase pré-grupos)

Bruno Henrique se machuca na ida da Recopa Sul-Americana no Equador

O Internacional foi a Colômbia enfrentar o Tolima, velho carrasco dos brasileiros. Como na fase anterior, o Colorado fez um jogo médio contra os colombianos e empatou sem gols, cozinhando a partida. Na volta, em Porto Alegre, o Inter precisa da vitória para chegar a fase de grupos e entrar no grupo do rival Grêmio.

Copa do Brasil (1ª e 2ª fases jogo único)

Pela Copa do Brasil, a Chapecoense estreou em Saquarema e venceu o Boavista por 2 a 0. Já pela segunda fase, o Botafogo precisou dos pênaltispara passar do Náutico, brilhando a estrela do goleiro Gatito Fernandez que pegou duas cobranças em Recife. Outro goleiro que brilhou foi Fernando Prass do Ceara, que foi importantíssimo para a classificação do Vovô diante do Oeste em Barueri após o empate em um gol.

Recopa Sul-Americana (Ida)

O Flamengo iniciou mais uma disputa de título em Quito, a disputa da Recopa Sul-Americana que reúneos Campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior. O adversário do rubro-negro foi o Independiente Del Valle que endureceu o jogo e arrancou um empate em dois gols. O jogo começou pegado e com chances dos dois times, mas foi o dono da casa que marcou primeiro com Murillo no primeiro tempo. O Fla chegou ao empate no inicio do segundo tempo com o artilheiro das decisões, Bruno Henrique, que machucou no lance. O seu substituto, Pedro, fez o gol da virada brasileira no meio da etapa, mas Bejarano, cobrando pênalti já no final da partida, empatou para os equatorianos. O jogo de volta acontece na próxima semana no Rio.

Liga dos Campeões da Europa (ida das oitavas-de-final)

O mata-mata da Liga dos Campeões começou com a primeira parte dos jogos de ida das oitavas de final. No duelo mais esperado desta semana, o Atlético de Madrid conseguiu parar o campeão mundial, ,Liverpool, coisa que raramente alguém conseguiu na atual temporada, ao vencer por 1 a 0. Foi um jogo atípico dos Reds, que não acertaram o gol uma vez sequer na capital espanhola. Na Alemanha, o Borussia Dortmund venceu o Paris Saint Germain por 2 a 1 e abriu boa vantagem no confronto. O PSG tinha a volta de Neymar, mas quem roubou a cena no Signal Iduna Park foi o norueguês sensação, Haaland do time alemão, o garoto que veio do Red Bull Salzburg, onde já tinha feito 8 gols na primeira fase, fez o dois gols da vitória auri-negra e se tornou o jogador mais jovem a marcar 10 gols na história da Liga dos Campeões com 19 anos. Mas os franceses, com o gol de Neymar, estão dentro do confronto para a volta na capital francesa.

Nesta quarta, a surpresa da fase inicial, a Atalanta-ITA, voltou a surpreender ao fazer uma  goleada por 4 a 1 no tradicional Valência em terras italianas, abrindo uma grande vantagem para a volta. E em Londres, o Tottenham continua com sua fase irregular e foi derrotado pelo Red Bull Leipzig da Alemanha por 1 a 0, o time alemão que briga pelo título alemão com o poderoso Bayern de Munique, foi melhor durante o jogo todo e mereceu a vitória. Mais jogos na outra semana completando a ida desta fase.

Copa Sul-Americana (volta da primeira fase)

O Fluminense deu adeus a competição internacional ao empatar sem gols no Chile com o Union La Calera. O time chileno passou devido ao gol marcado no Rio na primeira partida do confronto. O gol fora que o Vasco não tomou na ida foi determinantepara a classificação cruzmaltina na Bolívia, o time brasileiro fez um bom jogo, mas empatou em 0 a 0 diante do Oriente Petrolero. Atualização das 23h30: O Galo se junta ao Fluminense e caiu fora da Sul-Americana, muito prejudicado pelo jogo de ida, os brasileiros venceram o Union Santa Fé da Argentina por 2 a 0, porém, precisava de 3 a 0 e cai fora da competição internacional no Independência.

 Liga Europa (ida da segunda fase)

Os principais resultados desta quinta pela segunda competição europeia. O Manchester United empatou na Bélgica em um gol com o Brugge. O multicampeão Sevilla também empatou em um gol com o Cluj na Romênia. O Sporting conseguiu uma importante vitória em casa por 3 a 1 sobre o Istambul. O rival Benfica foi a Ucrânia e perdeu por 2 a 1 para o Shaktar. A Inter de Milão foi outra equipe que conseguiu uma importante vitória, 2 a 0 diante do Ludugorets da Bulgária. A Roma venceu por 1 a 0 o Gent da Bélgica em casa e saiu na frente. O mesmo placar da vitória do Arsenal diante do Olympiacos na Grécia. O Bayer Leverkusen fez confronto pesado com o Porto e venceu em casa por 2 a 1. Os jogos de volta acontecem na próxima semana.

Campeonato Mineiro (Jogo atrasado da segunda rodada)  – Atualização das 22h00

O Cruzeiro, enfim, cumpriu o jogo adiado de janeiro, foi a Tombos e perdeu para o Tombense por 2 a 0 e se consolidou fora do G-4 do Mineiro. Melhor para os interioranos que assumiram a ponta da tabela com 14 pontos e mais gols de saldo que o América, vice-líder.

O Show do futebol – 13/02/2020

Jogadores do Guarani-PAR comemoram gol em Itaquera que eliminou o Corinthians da Libertadores

Depois de um longo e tenebroso inverno (primavera e verão também), o Esporte é Vida volta a ativa neste meio de semana com uma nova coluna, chamada o Show do Futebol. Onde resumirei tudo que aconteceu nos meios e finais de semana do futebol brasileiro e internacional. Vamos começar..

Copa Libertadores (jogos de volta da  2ª fase pré-grupos)

O Internacional passou para a terceira fase, a última antes dos grupos, ao bater a Universidad do Chile em um Beira-Rio lotado. Mesmo tendo o controle do jogo em sua totalidade, os Colorados tiveram muita dificuldade para vencer a barreira chilena, precisando de dois jogadores vindos do banco para resjolverem o jogo, Boschilla e  Marcos Guilherme, um em cada tempo, entraram e garantiram a classificação brasileira com gols bonitos. O Inter pega o Tolima-COL na próxima fase da Libertta.

Tolima, que serve como gancho para falarmos do outro brasileiro quejogou pela competição, o Corinthians. O Timão, que em 2011 caiu na fase pré-grupos para os colombianos, voltou a cair antes dos grupos ao ser eliminado pelo Guarani-PAR, repetindo o ano de 2015 em que os paraguaios eliminaram os brasileiros na Arena Corinthians. Depois da derrota no Paraguai, os corintíanos ganharam por 2 a 1, porém, o gol de Fernandez foi decisivo para mais uma elijminação dolorosa em casa (o critério do gol fora que classificou os paraguaios para a próxima fase).

Copa do Brasil (1ª fase – jogo único)

Nesta primeira fase, as equipes que jogam fora tem a vantagem do empate e foi nesta condição que Vasco e Atlético-MG conseguiram avançar para a próxima fase. Os cariocas foram a Teresina e ficaram no empate em um gol com o Altos-PI. Já o Galo foi a Campina Grande e fez um péssimo jogo, mas conseguiu eliminar o Ca;mpinense-PB ao empatar sem gols. Já duas equipes de Série A deram adeus logo na primeira fase, Coritiba e Sport O Coxa perdeu penalti e o jogo do Manaus, vice-campeão da Série D em 2019. Com um bom público na Arena da Amazônia, o time emergente do Norte fez 1 a 0 e conseguiu uma classificação histórica. O Campeão da quarta divisão no ano passado, o Brusque-SC, foi o algoz do time pernambucano ao derrotá-lo no interior catarinense em jogo emocionante por 2 a 1. Outra equipe de Série A, o Ceará, venceu o Bragantino-PA no interior paraense por 2 a 1 e avançou de fase na Copa do Brasil. Atualização das 23h30;  O Cruzeiro, assim como o seu rival, Atlético, se valeu da vantagem do empate para seguir adiante, jogando para o gasto, a Raposa empatou em dois gols com o São Raimundo-RR em Boa Vista e segue adiante na Copa do Brasil.

Copa Sul-Americana (jogo de ida da 1ª fase)

O Goiás estreou na competição no Paraguai e ´perdeu para o Sol de América por 1 a 0, precisando reverter no jogo de volta daqui a duas semanas em Goiânia. Já o Bahia largou muito bem e obteve ótima vantagem diante do, tambéjm, paraguaio Nacional. O tricolor fez um excelente 3 a 0 em Salvador e joga com tranquilidade a partida de volta em Assunção. Atualização das 23h35; O Fortaleza fez sua estreia em competições internacionais na Argentina diante do tradicional Independiente. O Rei de Copas, algoz de muitos brasileiros em competições sul-americanas, ganhou por 1 a 0 e tem pequena vantagem para o jogo de volta na capital cearense

Campeonato Carioca (semifinal da Taça Guanabara)

Mais um clássico Fla-Flu no Maracanã e foi um jogo emocionante que valeu vaga a final da Taça Guanabara.. A vantagem do empate era do Flu, mas o Fla começou o jogo arrasador ao abrir 3 a 0, gols de Bruno Henrique, Gabriel e Filipe Luis. Depois, o tricolor reagiu e quase empatou o jogo, fez dois gols com Luccas Claro e Evanílson, e chegou a empatar com Fernando Pacheco, mas o VAR anulou o gol e o Flamengo chegou a final do 1º turno do Carioca.